Épico de ano novo


fotografia 2-1

Alvalade do Alentejo – Porto Côvo – Alvalade do Alentejo 

Ano novo é altura de dar um sinal a nós próprios do que vamos fazer durante o novo período… ou apenas aproveitar o tempo livre para fazer o que mais gostamos, deixando uma marca mais duradoura – um épico!

Às ultimas, como habitualmente, decidimos fazer um ride adiado alguns meses (e ainda bem) – o Alvalade-Porto Côvo e voltar na versão de 2015.
6h30 estavamos a carregar o furgão… pouca coisa de facto, não mais do que o habitual para uma volta de domingo, para além da dose extra de barras energéticas e figos. Impermeável porque o tempo aconselhava e outras peças normalmente utilizadas em estrada durante o inverno, pelo que me toca, porque o Miguel foi à XC de meia estação e impermeável…
8h00 depois do café, GPS ligado, bolsos carregados e bikes verificadas lá arrancámos pela linha do track descarregado na noite anterior. Estávamos à espera de muito estradão e por isso de uma boa média, mas as chuvas dos dias anteriores aconselhavam algumas reservas… poças gigantes e piso fofo, ribeiras, patas molhadas e frio consequente.
50km sensivelmente, tudo isso mas felizmente nada de travessias de ribeiras e nada de pés molhados, para mim. Vacas, uma ou outra povoação. Outra cerca e portão, mas esta dava diretamente para uma quinta com animais e cães, dois, grandes. Fim da linha… O Miguel lá analisou o mapa do GPS e contornámos por terreno sem trilho, junto à vedação para irmos dar a outro estradão e de volta ao trilho, não sem antes saltarmos outra cerca, arame farpado, etc… Tranquilo.
Avistávamos a serra que nos separava do mar, terreno cada vez mais acidentado e selvagem… finalmente. Umas rampas e uma parede e entramos numa zona que viríamos a saber no final que lhe chamam Amazónia… maioritariamente a descer, em singletrack e com muito mato. Nice. Afinal para fazer de CX fica complicado…
Deixamos o arvoredo denso para trás e novo estradão, já perto da costa. Avistamos o forte do pessegueiro. Foto. Rumamos a Porto Côvo para o almoço. Estávamos nos 70km.
O almoço demorou a chegar às pernas… mas a paisagem pedia tempo. O meu pneu de trás estava mais vazio que o aconselhável… nada bom, mas a bomba nova afinal está à altura da marca. E seguimos. Pelo meio de um vale de sobreiros e campos verdes e amarelos. Mais selvagem esta zona norte. Dois saca-rabos, giros. Mais à frente cinco cabras e um porco preto enorme, no meio do caminho… tão surdo e com umas orelhas tão grandes que só deu por nós a uns cinco metros… rimos que nem perdidos.

Chegámos a uma albufeira que tínhamos que contornar. Do outro lado uma quinta, com três cães…soltos, que já ladravam com muita vontade. Lá continuámos até uma linha eletrificada que marginava o caminho de ambos os lados. Vacas por todo o lado, cabras e um porco. Mais à frente, do outro lado do monte, estariam os cães… “vamos lá, embora. Vai agora!!”. Miguel para um lado e o porco de trezentos quilos para o outro, assustado pelo arranque em derrapagem, tropeça ao contornar a vedação das cabras, que correm, as vacas fogem e eu ria-me… até nos darmos conta que o cão já tinha voltado para trás para nos apanhar de frente. Segundo sprint, desta vez com o cão que cuidadosamente passou por baixo da linha eletrificada e vinha atrás de mim, rápido… o Miguel já estava uns cem metros à frente mas só parámos bem depois de o deixarmos de ver. Ouviam-se mas parece que estávamos safos…

fotografia 3
E lá chegámos à travessia da ribeira… que haviam de ser três. Descalçámos da segunda que era menos funda do que parecia, na terceira molhámos a pata… já estávamos perto.
Rolámos bem junto a um canal de irrigação e depois em estrada até Alverca. Chegámos seriam umas 16h30. 120km/1270m/~8h
Obrigado pela boa companhia, mais um épico!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s