Tróia-Sagres 2013

Para não variar este ano houve Tróia Sagres. Já não sei se é a sétima se a oitava edição, mas anda por aí.
Foi o ano com menos participantes, só três, e por isso pudemos andar a puxar.
É um passeio calmo, sem competições pelo meio, mas se somos só três, um de nós faz provas de triatlo e os outros querem começar a fazer, qual o mal de pedalar com um pouco mais de empenho?!
E assim foi, partimos tarde como sempre, às 9h. Estava vento, por vezes forte, mas não era aquele vento favorável de norte, era de oeste/noroeste. Chovia e fazia frio, comparativamente com outros anos.
Partimos para fugir daquelas nuvens escuras que se escondiam por detrás da Arrábida e voámos até Pêro Pinheiro. As bicicletas estavam a portar-se bem, apesar da idade elevada.
Mais um tirinho e demos por nós na via rápida que da acesso a Sines. Podia ser o local mais agradável do mundo, mas o homem tem que queimar combustíveis fosséis.
Aqui a roda traseira da minha bike começou a queixar-se. Ora bolas, tinha-me esquecido de lubrificar os cubos. Devem estar a rolar em seco, tal não eram os estalos. Não tinhamos carros de apoio, este ano há filhas pequenas e os pais estão por sua conta. Não podendo arranjar a roda naquele momento a alternativa foi fazer os restantes 50 km nestas condições. Fizemos mais 15km até Porto Covo, onde temos por hábito almoçar.

DCIM100GOPRO
Parámos para restabelecer algumas forças, comer caju moçambicano e um croissant. 20 minutos depois estávamos nas bikes.
Os recomeços são sempre duros, e os meus treinos são rides em Sintra e Monsanto de 15/20km. Eventualmente faço uns de 60km na Arrábida, mas este ano fiz apenas dois. Portanto, assim que recomecei assolou-me a ideia de que com este treino jamais conseguirei fazer Tróia-Sagres num só dia.
Faltava muito pouco, por isso tinha que estimar a roda traseira até Almograve. Chegámos a Almograve passadas 3h45m (moving time), com os 99km feitos sem grande esforço. Pensamento à chegada: tenho a roda traseira desfeita.
No dia seguinte chovia bastante e lá tive que vestir o impermeável. Esta viagem com o impermeável vestido não tem a mesma sensação. Na noite anterior eu e o Tiago Pinhal tinhamos ficado 2 horas a tentar solucionar o problema da roda traseira. Tinha uma esfera a menos e algumas estavam tão quadradas como as antigas bolas de madeira dos matraquilhos.IMG_0581
Uma hora depois estávamos a tirar os impermeáveis para nunca mais os vestir. Os carros de apoio passaram por nós ainda antes da Zambujeira do Mar. O dia tinha ficado agradável, o cheiro a campo e terra molhada contrastava com o céu azul e branco. O ideal para nos fazer esquecer do rabo bem molhado.
Duas horas e pouco depois estávamos no Rogil a reforçar o pequeno almoço, pois hoje tinhamos 100km e 1200m acumulados de subidas. Paragem de 15 minutos e lá nos fizemos à estrada. Será que conseguimos nao parar até Sagres? Não me parece…
Passámos algumas subidas giras como a de Odeceixe. Obrigado Eloy e Cabrita, por me mostrarem que esta e a dos Pasteis de Belém até Monsanto são semelhantes!! Pena ter apenas 6 velocidades na minha velha Órbita e a mais leve não entrava. O Tiago Pinhal , para ficar em pé de igualdade, também não pôs mudanças leves. Com companhia o esforço é divido por dois!
Num tirinho chegámos à Carrapateira onde comer um gelado, ou dois, é imperativo! Faltavam apenas uns 15km, mas o vento contra dificultava a coisa.
Corneto no papo e lá fomos até Sagres, onde a recta final que custa horrores foi passada a fundo, típico de um contra relógio de equipas, mas com velocidades à nossa escala: 35km/hora.
Chegar mais uma vez a Sagres é um sentimento indescritível e este ano os problemas mecânicos afinal nem atrapalharam muito. Para o ano há mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s